BANDEIRA VERMELHA PATAMAR 2 DO MERCADO CATIVO SOFRE REAJUSTE DE 52% E JÁ É ACIONADA EM JULHO

Blog Post

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu em 29 de Junho aumentar em 52% o valor da bandeira vermelha patamar 2, taxa extra cobrada na conta de energia. A partir de julho, a taxa passa de R$ 6,243 por 100 kWh consumidos para R$ 9,49 por 100 kWh. As bandeiras tarifárias são cobradas na conta de luz dependendo das condições de geração de energia no país. Quando as condições são favoráveis, não há cobrança (bandeira verde). Quando há problemas, são cobradas as bandeiras amarela, vermelha ou vermelha patamar 2, a mais alta.

O Brasil passa pela maior crise hídrica em mais de 90 anos, o que reduziu o nível dos reservatórios das hidrelétricas. Por isso, o país precisa acionar as usinas térmicas, que produzem energia mais cara. Na reunião que decidiu o aumento, os diretores da Aneel afirmaram que a conjuntura é “excepcional” e pode piorar. Há grande probabilidade de termos, no segundo semestre de 2021, cenários mais críticos do que os até aqui conhecidos” – Sandoval Feitosa, diretor da ANEEL.

Diante da falta de chuvas, a área técnica da Aneel havia defendido um aumento ainda maior na bandeira vermelha patamar 2, de 84%, o que levaria a taxa para R$ 11,50 por 100 kWh consumidos. O acréscimo envolveria uma mudança na metodologia de cálculo das bandeiras. Por isso, a agência decidiu adotar um aumento menor agora e convocar uma consulta pública para debater as alterações de metodologia. Assim, há a possibilidade de a bandeira subir novamente após a consulta pública.As bandeiras tarifárias não afetam os consumidores que estão no mercado livre, essa cobrança é exclusiva do mercado cativo.

Gustavo Lopes Almenara Ribeiro - Diretor Executivo - Marca Ambiental.

Nosso contrato com a parceira FIVE ENERGY, abrange toda a cadeia de fornecimento de energia. Isso vale tanto para a distribuição, auxílio e consulta na câmara comercializadora de energia elétrica para compra de uma energia com um excelente custo-benefício e a venda do excedente de energia não utilizada na empresa e que já está adquirida junto a CCEE. Importante ressaltar, que todo esse trabalho é realizado pela FIVE, orientando, consultando, fazendo relatórios e nos auxiliando para a melhor tomada de decisão.

A FIVE tem um grande diferencial, pois se destaca também no pós-venda. Além da grande capacidade técnica e conhecimento sempre está disponível de forma proativa sempre que é demandado. 

Nesse quesito a Five cuida dos nossos contratos como se fosse dela, ou seja, exerce a cabeça de dono e veste a camisa por nós. Sempre atenta as melhores oportunidades para trazer mais economia, otimização e eficiência energética dentro da nossa empresa.

Além da disponibilidade, a empresa responde com agilidade as demandas que são pedidas. A prontidão da presença dentro da nossa organização se alia também as respostas de serviços que são realizados por nós. E sempre tudo é feito com bastante critério técnico, isso os diferencia muito, trazendo bastante segurança para nossas tomadas de decisões.

Para cada tomada de decisão nossa, a Five faz estudo técnico de forma criteriosa para facilitar nossa escolha. Portanto, cada vez que pedimos algo nos deparamos com um trabalho que nos ajuda muito a tomar as melhores decisões. Além disso, nos municia com relatórios mensais dos serviços que são prestados, de forma muito técnica, clara e objetiva.

Essa iniciativa partiu em conjunto com a equipe da Marca e a FIVE Energy. Nos foi apresentado um estudo com possibilidades reais com alguns cenários e expectativas de entrega. Diante disso, demos o sinal verde e iniciamos essa parceria que nos tem deixado muito satisfeitos.

Nós tivemos uma economia direta de R$ 1.740.000,00 desde novembro de 2016 até março de 2021. Fora todas as outras economias como energia reativa por qualidade ruim e ajuste de capacitores, ajuste de consumo, consultas do dia a dia entre outros.

© 2020 Five Energy. Todos Direitos Reservados

Arisson R. Ferreira - Diretor - Distrividros/Blindex

Após começar a parceria com a empresa FIVE ENERGY, a gestão dos processos passaram a ficar mais eficientes e consistentes, adequando melhor o nosso consumo.
O atendimento é o principal diferencial da empresa FIVE ENERGY, somos tratados com prioridade, qualidade indiscutível, acompanhados e orientados de forma crucial.
A empresa FIVE ENERGY, tem um vasto conhecimento sobre sua área de atuação, antecipando aos acontecimentos, permitindo nos antecipar aos fatos.
Estão sempre pesquisando, buscando coisas novas, para o melhor resultado da nossa empresa, e  sobretudo, visando o bom andamento do processo.
Pela sua proatividade e dedicação conseguem destaque. Além disso, são  movidos e motivados por valores, sempre querendo ajudar, auxiliar, cooperar de alguma maneira.

© 2020 Five Energy. Todos Direitos Reservados